ÁREA DO CLIENTE

Publicada a atualização da ISO 50001: confira as mudanças!


Através da atualização da 50001, ficará mais fácil para as empresas que já possuem certificações como a ISO 9001, 14001, 45001 e 22000 a integração de seus sistemas. Isso acontece pois, assim como as normas publicadas a partir de 2015, a ISO 50001, seguirá a estrutura de alto nível (HLS). Esse modelo de estrutura compartilhada e também muitos termos e definições comuns acabam tornando o processo de criação de um sistema de gestão integrados mais simples quando aplicados nas organizações.

A nova estrutura também envolverá mais a estratégia do negócio com as atividades relacionadas à melhoria do desempenho energético da empresa. Através dessa alteração ficarão ainda mais claros os benefícios não só ambientais, mas também econômicos provenientes da adoção de um Sistema de Gestão de Energia seguindo as diretrizes da 50001.

Além da aplicação dos itens relacionados ao contexto da organização e partes interessadas, as empresas também trabalharão com:

- Conceitos de liderança no sistema para garantir o envolvimento de toda a organização;

- Melhoria da comunicação para auxiliar na gestão de mudanças;

- Mentalidade de risco para prevenir efeitos adversos;

Confira outras mudanças desta revisão:

- Melhor integração com o processo de gestão estratégica;

- Ênfase maior no papel da alta direção;

- Clarificação sobre as exclusões de tipos de energia;

- Introdução do conceito de normalização dos indicadores de desempenho energético e linhas de bases associadas. Além disso, melhoria do texto sobre estes requisitos para proporcionar melhor entendimentos destes conceitos;

- Adição de detalhes a respeito do plano de coleta de dados de energias e também de requisitos relacionados;

- Clarificação da revisão energética;

- Inclusão e atualização de algumas definições e melhoria de sua sequência, incluindo a de melhoria do desempenho energético;

 


Aumentar a participação de energias sustentáveis e procurar medidas práticas e efetivas para reduzir o consumo de energia é fundamental para qualquer empresa. Busca implementar a ISO 50001 em sua empresa ou organização? Se adeque aos sistemas de gestão que mais crescem no mundo! A Brisot oferece consultoria, auditoria e treinamento. Conheça mais sobre nossa metodologia.

Entre em contato conosco e solicite sua proposta!


Brisot Consultoria e Treinamento © 2018 - Todos os direitos reservados